Videoaula de Espanhol: as cartas do baralho

Matricule-se em nosso curso completo

São 95 aulas com animação gráfica: do básico ao avançado

Conheça nosso curso completo

aula de espanhol

Espanhol Grátis- Aula 33: Cartas de baralho

¡Hola! ¿Qué tal?
Que bom estar aqui novamente com vocês para dar dicas e contar coisas interessantes sobre a cultura dos países onde se fala espanhol.
Hoje vamos falar do baralho de cartas. Sím, vocês entenderam bem, aquelas para jogar.
Quando alguém aqui em São Paulo me perguntou se queria jogar
baralho, especificamente “truco” aceitei imediatamente o desafio. Durante minha época de faculdade costumava jogar com meus colegas para tirar o estresse depois das provas. Eis que quando chegou o dia do jogo, vi o baralho e imediatamente perguntei: cadê as cartas de truco? Só havia cartas para jogar “tranca”ou “canastra”.
Com grande surpresa descobri que as cartas espanholas que nós usamos não são as mesmas usadas aqui no Brasil. Talvez, só em algumas cidades do sul, devido a sua proximidade com os países de origem espanhola. Comecei a investigar e descobri que o baralho espanhol é único no mundo. Existem diferentes versões de este baralho, de 40, 48 ou 50 cartas. Se diz que os jogos de cartas foram inventados na China e levados para Europa na Idade Media. Ao chegar a Europa, cada população substituiu as figuras por objetos mais próximos a suas culturas. Por exemplo, o baralho espanhol tem figuras medievais e os desenhos representam os níveis sociais da época.
Assim temos a burguesia, representada pelo o ouro, o clero, representado por copas, lembre se que copas é taça em espanhol, a nobreza, representada pela espada e os servos, representados pelos paus.
Em espanhol os nomes são: oro, copas, espadas e bastos. Temos: 4 ases, que são o número 1,um por naipe, os números do 2 ao 9, também 4 de cada. O 10 é representado por um servo (paje), o 11 é um cavaleiro e o 12 é um rei.
Uma curiosidade, o baralho espanhol não tem figuras femininas!
Machismo español. As cartas usadas aqui no Brasil são de origem francesa.
Sabem o nome dos naipes das cartas francesas em espanhol?
Diamante, trébol, corazón y pica(punta de lanza) Também as cartas francesas geralmente tem 2 coringas, em espanhol “comodines”, Faz sentido ne?
Quando alguém executa diferentes tarefas cobrindo outras pessoas, dizemos que es um “comodín” na empresa. Se alguém se destaca numa tarefa dizemos que é um AS naquele assunto.
Gostaram da historia de hoje? Tenho certeza que sim! A próxima quinta vem mais.
Curta, Inscreva-se no nosso canal, faça comentários, perguntas, que responderemos com muito prazer pelo email: info@hablando.com.br.
¡Hasta el próximo encuentro!