Videoaula de Espanhol: yo que tú

Matricule-se em nosso curso completo

São 95 aulas com animação gráfica: do básico ao avançado

Conheça nosso curso completo

aula de espanhol

Espanhol Grátis - Aula 85: YO QUE TÚ

¡Hola! ¿Qué Tal?
Como estão?
Falaremos hoje sobre: “Yo que tú”.
É usado quando alguém da um conselho a um amigo ou a outra pessoa respeito a um tema conversado entre eles.
O significado desta locução é simplesmente para informar ao interlocutor qual seria a posição que adotaria quem assume a função de conselheiro com respeito ao tema ou problema que está sendo tratado.
Dependendo do relacionamento que existe entre as duas pessoas será “yo que tú” quando são amigos, familiares ou “yo que Usted” para um tratamento de respeito quando o relacionamento é bem mais profissional.
Vamos a esclarecer o tema, como sempre, com exemplos:
Juan y Jorge, al salir de la escuela, conversan sobre lo bonita que es la nueva compañera Fran que entró al mismo grupo que ellos para estudiar. Jorge le dice a su amigo, la voy a invitar a tomar un café, Juan le responde yo que tú ni lo intentaría, creo que el que viene a buscarla todos los días es su novio.
Vejamos em português:
Juan e Jorge, ao sair da escola, conversam sobre a bonita que é a nova colega Fran que entrou ao mesmo grupo que eles para estudar. Jorge disse ao seu amigo, vou invita-la a tomar um café, Juan responde eu em teu lugar nem tentaria, creio que o cara que vem busca-la todos os dias é o seu namorado. OK?
Agora o exemplo mais formal:
El Sr. Beltram está en la oficina de su abogado para tratar sobre el problema judicial que tiene su empresa y la solución que el abogado presenta. El Sr. Beltram no concuerda con la solución para el proceso que presenta el abogado. Después de discutir sobre el tema el abogado le
dice al Sr. Beltram: yo que usted aceptaría la solución que le estamos proponiendo, es la que menos gastos le va a traer a su empresa.
Em português:
O Sr. Beltram está no escritório de seu advogado para tratar sobre o problema judicial que tem a sua empresa e a solução que o advogado apresenta. O Sr. Beltram não concorda com a solução para o processo que apresenta o advogado. Logo de discutir sobre o tema o advogado lhe disse ao Sr. Beltram: eu em seu lugar aceitaria a solução que estamos propondo, é a que menos despesas trará a sua empresa.
Entendido?
Aprendemos hoje: yo que tú e yo que usted. Entenderam? OK!
Por qualquer dúvida por favor nos escrevam no info@hablando.com.br que, esclarecemos suas questões rapidamente. Lembrem-se de fazer um comentário no nosso canal de YouTube.
Se inscrevam, lembrem de comentar, dê seu curtir, participar no nosso canal.
Até a próxima semana.
Muito obrigado!
¡Muchas gracias!
Tchau.